Chef vilarealense Vitor Matos e Chef Rui Paula distinguidos com uma estrela

As Estrelas Michelin para o guia de 2017 já foram distribuídas. Sete novos restaurantes portugueses conseguiram  uma estrela e dois duas. No total são já 26 os restaurantes portugueses distinguidos no guia Michelin.

Os resultados foram anunciados ontem à noite na cerimónia de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2017, que decorreu em Girona, na Catalunha

As novidades são, na categoria de duas estrelas (‘mesa excelente, merece um desvio’), os restaurantes The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Il Gallo d’Oro (Funchal).

Com uma estrela (‘cozinha de grande fineza, merece uma paragem’), são sete os estabelecimentos que entram para o ‘guia vermelho’: Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira) do Chef Rui Paula, Alma (Lisboa), Loco (Lisboa), William (Funchal), L’And Vineyards (Montemor-o-Novo, recuperando a estrela que perdera na edição anterior), Antiqvvm (Porto) e Lab by Sergi Arola (Sintra).

Em comunicado, a Michelin sublinha que a cozinha de Benoît Sinthon, no restaurante Il Gallo d’Oro, se destaca pelas “incríveis notas de autor que adiciona à cozinha clássica e internacional”, enquanto Ricardo Costa, chefe de cozinha do The Yeatman, tem uma “criatividade muito própria, sempre construída com base em abordagens magníficas”.

O guia aponta a forma como Rui Paula, na Casa de Chá da Boa Nova, utiliza os produtos do mar Atlântico como “inequívocos protagonistas”, enquanto Henrique Sá Pessoa (Alma) e Alexandre Silva (Loco) trazem “uma criatividade e boa execução, que garantem uma nova vivacidade à gastronomia da capital” portuguesa.

Sobre o William, L’And Vineyards e Antiqvvm do vilarealense Vitor Matos, o guia enaltece a elegância, elogiando ainda o “caráter intimista que emana personalidade e sofisticação” do Lab by Sergi Arola.