Vila Real recebe no próximo dia 5 de dezembro, no Auditório do Conservatório Regional de Música, o seminário Cidades Inclusivas, Cidades do Futuro.

É com o objetivo de preparar o futuro que, o Município de Vila Real está a promover um Seminário, a realizar-se na próxima segunda, dia 5.

As preocupações com a desertificação das zonas rurais para os grandes centros urbanos e, os possíveis problemas de gestão que esta transformação acarreta, nas mais diversas áreas, como educação, transportes, saúde, habitação, água, resíduos, gestão de emergências, ou apoio social, são um dos focos deste seminário.

Alertar para este desenvolvimento de uma forma controlada e comedida é outro dos grandes objetivos deste ciclo de palestras.

Neste seminário, vai ser abordado esta mudança, assente num triplo contexto:

“(1) inteligente, colocando a inovação tecnológica ao serviços dos cidadãos;
(2) sustentável, gerindo estes importantes espaços na ótica de uma eficiente gestão de recursos e
(3) inclusiva, de modo a permitir que estes importantes espaços possam ser acessíveis e usufruídos por TODOS, especialmente pelos estratos mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e os cidadãos portadores de deficiências ou temporariamente condicionados nos seus movimentos.”

No seminário será também atribuído o prémio AAUTAD CAPACITAR. Este prémio surge de um concurso promovido pelo Gabinete de Inclusão Social da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no âmbito da sua política de responsabilidade social e, que tinha como objetivo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes e munícipes com deficiência ou com mobilidade temporariamente condicionada.

As inscrições para este seminário são gratuitas, mas obrigatórias e, encerram hoje, dia 2 de dezembro.

As inscrições estão disponíveis em mobilidade@cm-vilareal.pt.