Iniciativas variadas para assinalar data que é símbolo da liberdade e democracia em Portugal.

O 43º aniversário da “Revolução dos Cravos” vai ser celebrado, em Chaves, com desporto.

As comemorações iniciam-se logo pela manhã, às 10h00, nos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira Nacional. O momento conta com a participação das corporações de Bombeiros do Concelho e interpretações pela Banda Musical da Torre de Ervededo e Coro Infanto-Juvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.

A Alameda de Trajano vai servir de cenário a uma aula de zumba, pelas 10h00, meia hora depois, dá-se o tiro de partida para a Corrida e habitual Marcha da Liberdade. Muitas são também as atividades pensadas para os mais novos, entre os 5 e os 13 anos, com o Kids Athletic.

A Marcha da Liberdade, sem fins competitivos, vai ter um percurso de 6 km, e é aberta à participação de todas as faixas etárias.

Já a Corrida da Liberdade, com uma distância de 10 km, destina-se a atletas federados e não federados, nascidos no ano de 1999 e anteriores.

Vão ser atribuídos troféus aos três primeiros classificados nos escalões de juniores masculinos e femininos, seniores masculinos e femininos, veteranos V35-V40-V45-V50-V55 e veteranas V35.
O primeiro classificado no escalão de seniores masculinos e seniores femininos, vai ter direito a usufruir de um tratamento de bem-estar nas Termas de Chaves.

A tarde arranca com o Encontro Municipal de Futsal Infantil, no Pavilhão Municipal, para crianças dos 7 aos 12 anos.