Vila Real foi a primeira, das três cidades escolhidas para receber a " Rede Eunice". O evento contou ainda com a assinatura de protocolo.

Vila Real foi a cidade que assinalou o início da Rede Eunice, com a peça “Ifigénia”, promovido pelo Teatro” Dona Maria II”. Após o espetáculo, foi assinado um protocolo que contou com a presença de Eunice Muñoz e do Secretario de estado da cultura.

O teatro de Vila Real foi palco para um grande projeto, e tornou-se uma vez mais referência a nível cultural. O projeto tem o nome de “Rede Eunice” e, o objetivo é levar o trabalho deste grande teatro lisboeta a mais portugueses. “Ifigénia”, a peça que marcou o arranque desta rede, esteve em cena no passado dia 12 de novembro em Vila Real, com texto e encenação de Tiago Rodrigues, director artístico do Teatro Nacional “D.Maria II”. Esta peça parte de uma tragédia grega, de Eurípedes, um dos grandes tragediógrafos da Grécia antiga.
O elenco do espetáculo é constituído por atores já conhecidos do público e ainda com quatro jovens atores recém-formados. Em conversa com a UTAD TV , uma das atrizes, Isabel Abreu, disse que: “Este projeto é um passo muito importante, tanto para o teatro português como  também para acabar com a ideia de que o teatro só se passa nas grandes cidades”.
Miguel Honrado, Secretário de Estado da Cultura e Eunice Muñoz estiveram presentes para a assinatura do protocolo que marcou o arranque desta rede pelas três cidades escolhidas: Vila Real, Sardoal e Funchal.

Essa escolha foi determinada a partir de um comunicado do teatro “D.Maria II”,  aos vários municípios do país. Dos quais, nove se mostraram interessados pelo projeto e mandaram dossiês de modo a serem analisados. Após uma seleção, chegaram então a três teatros, um na região norte, centro e ilhas.

Eunice Muñoz elogiou o trabalho de Tiago Rodrigues e garantiu que: “este é com certeza um projeto muito interessante que está à vista de todos e que terá um futuro brilhante pela frente”.