Projeto será apresentado num “concerto de olhos vendados”

Inspirado em São Martinho de Anta, aldeia natal de Miguel Torga, Luís Antero criou o “Sons da Montanha”, projeto que será apresentado dia 20 de maio, pelas 18 horas, no Espaço Miguel Torga.

A ideia consiste na criação de um arquivo sonoro que capte os sons característicos da terra. Esta gravação inclui, por exemplo, sons naturais como os da água, do vento, da trovoada e dos animais, mas também sons da vida social que englobam os sinos, o relógio da igreja, as orações populares, os sons do quotidiano, do gado, dos trabalhos agrícolas, dos pastores e dos percursos do escritor.

Este arquivo sonoro estará disponível online e no Espaço Miguel Torga para todos os visitantes que queiram ouvir esta homenagem, não apenas à obra do escritor, mas também a todas as gerações que marcaram a história desta localidade e o seu património cultural imaterial.

Na apresentação do projeto, o público será convidado a dar asas à imaginação, através de um “concerto de olhos vendados”, e a visitar os cantos e os recantos de São Martinho de Anta.