Autor/compositor encontrou na junção da música com a literatura uma forma de incentivar os mais novos a protegerem o Planeta.

“O Planeta Limpo do Filipe Pinto – Mais Energia” é o mais recente projeto do antigo aluno da UTAD formado em engenharia florestal. E como o próprio refere: “Este projeto mais energia consiste na continuidade da história do primeiro projeto, portanto é um livro que assenta sobre as energias renováveis, sobretudo a solar e a eólica, que são duas energias que tem mais foco aqui em Portugal, para além da hídrica, mas nós quisemos sobretudo também falar sobre a poluição que existe no nosso Planeta.”  A poluição ambiental é uma problemática que preocupa várias entidades que se mostraram de imediato dispostas a colaborar com o projeto de Filipe Pinto, como é o caso da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e da Câmara Municipal de Vila Real.

Foi entre cantares, assobios, jogos e representações teatrais, que o antigo aluno da UTAD conseguiu chamar a atenção das crianças vila-realenses e a “brincar” ensinou-lhes formas de proteger e cuidar o nosso planeta. Foram simples os exemplos que deu e que suscitaram a vontade aos mais novos de mudarem a sua atitude, como exemplo temos a Matilde, aluna do 4.º ano da escola das Árvores, que no final da sessão nos disse que a partir de agora vai “desligar a luz quando sair de um sitio que não esteja ocupado e chamar a atenção dos professores quando (forem) para o intervalo e não desligarem o quadro interativo.”

Aliando a música e a literatura à sensibilização ambiental, Filipe Pinto vale-se das crianças para atingir os adultos com a esperança de tornar o nosso planeta num lugar mais limpo.

Este projeto de cariz ambiental, dirigido aos mais novos, tem vindo a ser apresentado pelas escolas portuguesas, com o intuito de ensinar às crianças formas de protegerem o ambiente. Vila Real não foi exceção, durante o dia 16 de fevereiro, o Centro Escolar do Douro, o Instituto Piaget, a Escola do Bairro S. Vicente de Paulo e a Escola das Árvores foram os palcos escolhidos por Filipe Pinto para a realização destas sensibilizações ambientais infantis.