Escritor cria menino herói para contar pedaços da História de Portugal aos mais novos

“Teodósio, o Menino Guerreiro” é mais recente criação de Alexandre Parafita. Um livro escrito para os mais novos e que dá a conhecer a história real de Teodósio, o menino guerreiro que foi, mais tarde, duque de Bragança e pai do futuro rei D. João IV, mas que, com apenas 10 anos de idade, foi obrigado a acompanhar D. Sebastião na batalha de Alcácer Quibir, onde foi ferido e ficou cativo.

Ao longo das 38 páginas ilustradas por José Pedro Costa, vão sendo transmitidos pedaços importantes da história de Portugal, numa tentativa de contrariar o desinteresse das crianças e jovens por esta matéria. Este é, aliás, o objetivo da coleção “A[ni]mar a História”, onde esta obra se insere: criar pequenos heróis, de existência real, com os quais as crianças se possam identificar, ao mesmo tempo que, de uma forma lúdica vão sendo transmitidos momentos marcantes da nossa História.

O lançamento do livro de Alexandre Parafita vai ter lugar na próxima sexta-feira (dia 10 de fevereiro), a partir das 9h30, no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, num evento organizado pelo Agrupamento de Escolas do concelho. A apresentação será feita por Assunção Anes Morais.

Alexandre Parafita é autor de diversas publicações, centradas no estudo do património cultural e da literatura infantojuvenil, sendo que grande parte dos seus livros é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).