Automobilistas vão puder medir a sua taxa de alcoolemia no telemóvel.

Aluna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acaba de criar um dispositivo eletrónico capaz de reconhecer a taxa de alcoolemia de um condutor. Com um sopro poderá ver registado os valores no ecrã do smartphone.

Ana Patrícia Queirós Gomes, aluna de mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores apresenta um alcoolímetro smartwatch wearable. O dispositivo hardware liga-se a um smartphone através de bluetooth e complementado com uma aplicação Android revela aproximadamente a quantidade de álcool detetado na respiração. O sistema deverá recolher a amostra do sopro e apresentar os resultados num curto espaço de tempo. Caraterizado pelo fácil transporte e manuseamento permitirá combater a mortalidade e controlar problemas de saúde ou situações esporádicas.

O departamento de Engenharias da UTAD, sob orientação dos investigadores Lio Fidalgo Gonçalves e Raul Morais dos Santos, reconhece que: “não só a oportunidade de o condutor poder aferir a taxa de alcoolemia a qualquer hora com a conveniência de um dispositivo wearable, mas sobretudo a importância de, através desta monitorização, poderem resultar grandes progressos na prevenção de acidentes rodoviários”.

A precisão dos valores registados no sistema eletrónico final foi confirmada quando comparada com os aparelhos atualmente utilizados pelo comando da Polícia de Segurança Pública de Vila Real.