"Um Compromisso para o Futuro" foi o lema da candidatura

| por: Bruno Fernandes e Helena Margarida

Fontainhas Fernandes foi reeleito, esta sexta-feira, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com 23 votos no Conselho Geral (CG). O outro candidato na “corrida” reitoral, António José Silva, obteve um voto.

A apresentação oficial dos programas de candidatura à Academia decorreu da parte da manhã, na Aula Magna da UTAD. Nesta audição pública, apenas os membros do CG puderam fazer perguntas aos candidatos.

A tarde foi reservada para o ato eleitoral. Os membros do CG votaram e reconduziram Fontainhas Fernandes a um novo mandato à frente da reitoria da UTAD.

A equipa, que vai acompanhar Fontainhas Fernandes durante o próximo quadriénio, ainda não está definida mas já está pensada. O novo reitor disse aos jornalistas que a candidatura envolveu “muitas pessoas” e que, agora, é preciso saber se têm disponibilidade “para, durante quatro anos, terem espírito de missão”, até porque, segundo Fontainhas Fernandes, “quem quiser apoiar-me na construção deste programa, tem que abdicar de alguns momentos da vida pessoal em sentido do serviço público”.

Fontainhas Fernandes apresentou-se a um novo mandato com o lema “Um Compromisso para o Futuro”, assente “na diversificação e crescimento no Ensino; focalização e reforço da Investigação, e valorização de Conhecimento com impacto no Território”.

O novo reitor toma posse a 22 de abril.

Biografia António Fontaínhas Fernandes
António Augusto Fontainhas Fernandes é reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde julho de 2013, tendo assumido as seguintes funções de representação: Comissão Permanente do Conselho de Reitores, Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR-N, Comissão Executiva da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação (RIET) e Rede do Sudoeste Europeu (RESOE). Integra a Direção da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark), do Regia Douro Parque e da Comissão de Turismo Porto e Norte. Membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, na área de engenharia agronómica, tendo sido presidente do Colégio de Engenharia Agronómica da Região Norte e membro do colégio Nacional. Membro da Comissão Consultiva da Sociedade Ponto Verde. É Professor Catedrático de Bioquímica Ambiental da UTAD, tendo sido presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente, Pró-Reitor da Avaliação e Qualidade de Ensino (2006-2010) e Pró-Reitor das Estruturas Especializadas e Projetos Estruturantes (2010-2012).