Instituição considera elevação como "muito justa".

A Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD) reagiu esta tarde à inscrição do processo de confeção do Barro Preto de Bisalhães como Património Cultural e Imaterial da UNESCO que Necessita de Salvaguarda Urgente.

Num comunicado publicado na página oficial da instituição no Facebook, a UTAD considera a decisão “muito justa”: “trata-se de um património único no mundo. A louça preta, produzida numa pequena aldeia do concelho de Vila Real, singulariza-se pelos processos e técnicas ancestrais usados na sua confeção e cozedura, mantendo-os desde os finais do séc. XIX; processos e técnicas que passaram de geração em geração até aos dias de hoje, resistindo sempre às contrariedades e caprichos da modernidade.”

Lê o comunicado na íntegra: