Já há cartazes oficiais da aceleração. Motos estão de volta à pista citadina.

O Campeonato do Mundo FIA de Carros de Turismo – WTCC e a Taça Europeia de carros de Turismo – ETCC marcam o arranque do 47º Circuito Internacional de Vila Real, no fim-de-semana de 24 e 25 de junho. Os motores do Campeonato Nacional de Clássicos de Circuitos também vão estar afinados para estes dias.

São várias as novidades para a edição deste ano do WTCC: a introdução de uma Joker Lap e a possibilidade de participação de mais do que um piloto português na prova.

Entretanto já foram divulgados, em conferência de imprensa na passada segunda-feira, dia 24, os números da edição anterior. No conjunto dos três dias de provas, cerca de 198 mil espetadores assistiram à adrenalina das corridas, o que representou um acréscimo de 10% relativamente ao ano anterior. 60% dos espetadores vieram de fora de Vila Real e para 26% foi a primeira vez que estiveram na cidade, sendo o WTCC o motivo da vinda de 31% dos visitantes. 53% estiveram dois ou mais dias pela capital transmontana. As principais despesas efetuadas dividiram-se entre o alojamento, refeições, transporte e souvenirs, traduzindo-se num impacto económico global de cerca de 15 milhões de euros.

Vila Real e a emoção das corridas esteve em alta nos média nacionais e internacionais, tendo sido emitidas 208 credenciais de imprensa. Pelo menos 60% da população portuguesa esteve exposta a notícias sobre o “Circuito de Vila Real”, através da televisão, imprensa, online e rádio. Foram veiculadas 1.225 notícias nos média e 4.057 publicações nas redes sociais. Neste campo o impacto financeiro mediático (AVE) nacional foi de aproximadamente 12 milhões de euros. O impacto financeiro internacional foi de 50/60 milhões de euros, com destaque para as 146 horas de transmissão televisiva, em 78 canais de televisão de todo o mundo.

Rui Santos, presidente da câmara de Vila Real, deixou palavras de agradecimento a todos os que apoiaram o regresso das corridas: “somos a mais pequena entidade a organizar um evento com esta dimensão, pelo que só uma grande cumplicidade poderia tornar tudo isto possível”.

François Ribeiro, diretor da Eurosport Events, diz acreditar que a edição deste ano do Circuito Internacional de Vila Real será a melhor de sempre, destacando o nível de competitividade do WTCC, onde pelo menos oito pilotos são candidatos ao título, para além de outras surpresas que estão a ser preparadas.

O Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Manuel Mello Breyner, referiu, na conferência de imprensa, que “Vila Real é o circuito perfeito” para a estreia no WTCC de uma Joker Lap pois “vai colocar na corrida mais uma componente – a componente estratégica que vai puxar o espetáculo para cima.”

Motos regressam ao Circuito Internacional de Vila Real

O 48º Circuito Internacional de Vila Real (CIVR) irá realizar-se nos dias 8 e 9 de julho e vai marcar o regresso das motos à capital transmontana. Para além do Festival de Motos CIVR, há ainda algumas estreias em cartaz: o Campeonato Nacional de Viaturas de Turismo PT e ES, o Campeonato Nacional Legends e a Historic Endurance e Classic Super Stock.