Nova estrutura é considerada estratégica pelo Governo, pelos agentes de ensino e pelas principais empresas e indústrias portuguesas.

Já está assinada a escritura que coloca o CoLAB ForestWISE na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Um Laboratório Colaborativo da Floresta direcionado para atividades de investigação e desenvolvimento (I&D).
A gestão sustentável da floresta, otimização dos processos associados à prevenção dos incêndios rurais e potenciação de emprego qualificado e científico em estreita colaboração com entidades sociais e económicas, são algumas das atividades que irão ser desenvolvidas para dotar as regiões do interior de uma estrutura que possa marcar a diferença na dinamização de todos os agentes das Fileiras da Floresta.
O consórcio do CoLAB é composto por 16 entidades. Para a instalação deste laboratório foi nomeada uma comissão, sob a responsabilidade de José Manuel Mendonça, do INESC TEC, e representantes da UTAD, da Universidade de Aveiro, das empresas do Setor Florestal e das empresas do Setor energético.

Fonte: UTAD