Projeto propõe-se a investigar e potenciar a aplicação dos polifenóis na indústria

O projeto científico IBERPHENOL juntou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) a instituições nacionais e do norte de Espanha no desenvolvimento das aplicações dos polifenóis nas indústrias agroalimentar, de saúde e de cosmética.
A criação de uma rede transfronteiriça de investigação e a transferência de tecnologia entre as instituições públicas e privadas do setor industrial são objetivos deste projeto, bem como a promoção de formação e mobilidade de investigadores entre os centros de investigação e as empresas.
Para além da UTAD, Universidade de Coimbra, Faculdade de Ciências e Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Bragança, integram este projeto as Universidades espanholas de Salamanca, Valladolid, Vigo e Bodegas Matarromera. O IBERPHENOL é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg programa V-A Espanha-Portugal.
Os polifenóis são compostos que se encontram em muitas plantas e alimentos vegetais, assumindo relevância sobretudo como antioxidantes naturais com reconhecidas propriedades terapêuticas.