Premiar o mérito no desporto é um incentivo à prática desportiva

Os estudantes-atletas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que se destaquem a nível desportivo em competições nacionais e internacionais passam a receber um prémio monetário que abrange o valor anual da propina.

A iniciativa da implementação desta medida parte da Associação Académica da UTAD (AAUTAD), que propôs a criação do Prémio de Mérito Desportivo aos órgãos decisores da Academia.

Segundo o Presidente da AAUTAD, André Coelho, o objetivo passa por incentivar a conquista de títulos e estimular a prática desportiva,através de um apoio financeiro aos estudantes da UTAD que obtenham resultados desportivos de excelência, nas competições internacionais universitárias e campeonatos nacionais universitários.

O prémio tem por base uma prestação pecuniária que envolve  o valor da propina, desde 25 por cento até ao valor total da mesma. Assim, os estudantes que se destaquem nas condições expostas na sua modalidade de eleição são presenteados em 25 por cento do valor da propina, aumentando para 50 por cento para quem arrecadar medalhas de bronze, 75 por cento para medalhas de prata e a totalidade da propina para quem for congratulado com uma medalha de ouro.

Como impulsionadora da medida, a Associação Académica da UTAD deixa o seu contributo para o desporto universitário Vila – Realense. A AAUTAD apela também a outras Instituições de Ensino Superior para que “adotem esta medida e garantam a universalidade da mesma de norte a sul do país”.

Este ano letivo foram já entregues prémios de mérito desportivo aos alunos que preencheram os requisitos.