A iniciativa insere-se na comemoração do ano internacional da tabela periódica decretado pela assembleia geral das Nações Unidas.

No dia 29 de Janeiro de 2019 as escolas Secundárias/3 Morgado Mateus, Camilo Castelo Branco e São Pedro, numa iniciativa conjunta com o Departamento de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vão fazer uma Tabela Periódica Humana, na Praça do Município de Vila Real.
Cada aluno participante irá representar um elemento químico e ocupará o lugar respetivo até perfazer os 118 símbolos que compõem, atualmente, a tabela periódica.
A atividade tem como objetivo sensibilizar os jovens do ensino básico e secundário, e o público em geral, para a importância deste “ícone da Química”.
A iniciativa decorrerá entre as 09h00 e as 10h00 e insere-se na comemoração do ano internacional da tabela periódica proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
Em 2019 comemora-se o 150.º aniversário da criação do Sistema Periódico dos Elementos Químicos pelo russo Dmitri Mendeleev. Na altura eram 63, agora já são 118 símbolos.

Fonte: UTAD