Projeto conjuga têxteis inteligentes com materiais biológicos.

Está a ser desenvolvido Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com a Unidade de Fisioterapia do Instituto Piaget de Viseu e do Centro de tecnologia têxtil CITEVE, um equipamento inovador de prevenção contra lombalgias.
Um projeto “que alia têxteis inteligentes a materiais biológicos, de forma a obter-se uma ortótese lombar completamente diferente das comuns” pois estará inserida numa camisola, “será respirável, rígida mas elástica, o suficiente para suportar a coluna lombar e utilizará um material biodegradável”, adiantam os investigadores da UTAD, Paula Braga da Silva e José Manuel Xavier.
A coluna lombar é uma estrutura anatómica de extrema importância pois suporta grande parte do peso corporal, estando sujeita a desgaste, forças e movimentos excessivos que podem originar patologias, como a lombalgia, uma disfunção frequente em trabalhadores que causa diminuição da qualidade de vida, produtividade, incapacidade funcional e absentismo. Dada a crescente dimensão que o problema tem assumido, vários grupos de investigação têm procurado identificar fatores que levam ao desenvolvimento e manutenção desta patologia.
No caso da UTAD o estudo, serviu de base às provas de mestrado em Engenharia Mecânica de Ana Raquel Teixeira de Sousa, orientado por Paula Braga da Silva e José Manuel Xavier, da UTAD, e mostra que os têxteis inteligentes exibem várias vantagens, visíveis pela elevada versatilidade das roupas, tanto nos processos de produção como nos produtos finais.
“As fibras podem ser organizadas de várias formas, dando origem a produtos bidimensionais ou tridimensionais. Mas, mesmo depois das estruturas têxteis fabricadas, ainda é possível implementar características complementares através de processos de acabamento, como elasticidade ou rigidez”, explicou Ana Raquel de Sousa.