Competição internacional de robótica realiza-se dia 20 de maio e tem entrada gratuita

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a preparar a 5ª edição do Micromouse Portuguese Contest, concurso internacional de robótica. Este ano volta-se a testar a velocidade, a orientação e a precisão, desta vez em Gondomar, no Colégio Paulo VI, dia 20 de maio, pelas 10 horas.

Para além de competirem num labirinto pelo tempo mais rápido, os participantes terão ainda oportunidade de visitar uma exposição sobre o tema e realizar uma pequena formação certificada na área da robótica, atividades incluídas no programa.

Esta edição conta com a participação de várias equipas nacionais, de diferentes universidades e escolas básicas e secundárias do país, mas também vai além-fronteiras. Peter Harrison é o representante da equipa inglesa que estará presente juntamente com duas equipas do Taiwan: uma liderada por Xin-Han Cai, vencedor do All Japanese Micromouse de 2016, e outra por Chao-Wei Chen, cujo robô educacional ficou em 6º lugar no concurso APEC-EUA de 2017.

O concurso faz parte do projeto “micromouse@utad.pt” que a UTAD promove, na área da Robótica Educativa, com vista a estimular o interesse dos alunos na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, permitindo-lhes ao mesmo tempo desenvolver competências consideradas essências para uma carreira nas Tecnologias de Informação.

O evento é gratuito e resulta de uma parceria entre o Colégio Paulo VI e a UTAD, com o apoio do INESCTEC e do Ciência Viva.