Visita técnica pretende estreitar ligações com os estabelecimentos de ensino e partilha de ideias e opiniões entre docentes, estudantes e a Ordem

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, esteve na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Uma visita técnica, inserida no “ciclo de visitas às Instituições de Ensino Superior com Licenciaturas da Ordem” que pretende estreitar a ligação com os estabelecimentos que formam os futuros profissionais da área e promover a partilha de ideias e de opiniões entre os dirigentes das instituições, os corpos docentes, os estudantes e a própria Ordem dos Nutricionistas.
“Queremos ouvi-los a todos, e ouvir em diferentes dimensões”, explica Alexandra Bento. “Queremos perceber, nomeadamente, aquilo que é evolução do número de alunos, como têm evoluído as vagas, quais são os dados que as instituições têm em relação à colocação dos seus licenciados no mercado de trabalho, queremos ver o perfil académico do corpo docente”, esclarece a Bastonária.

A receber a comitiva da Ordem dos Nutricionistas esteve um grupo de trabalho constituído pelo Vice-Reitor para o Ensino, Diretora e Vice-diretora de curso da Licenciatura em Ciências da Nutrição, Diretor do Departamento de Química, Diretor do Departamento de Biologia e Ambiente, que representou também o Presidente da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA).
José Luis Mourão, Vice-reitor para o Ensino, fez uma resumo das estratégias adotadas pela Reitoria para o funcionamento desta licenciatura, tendo reiterado a “aposta neste curso”, o reforço no corpo docente e nos equipamentos para os estudantes. Salientou ainda a importância do “olhar” do regulador sobre o que encontrem nesta visita e pediu que assinalassem, o que de “bem e mal encontrem”.
O ponto de situação dos dois anos da Licenciatura em Ciências da Nutrição na UTAD foi feito pela diretora do curso. Carla Gonçalves salientou os protocolos realizados com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e outras instituições públicas, assim como a ligação a áreas de especialização da UTAD que visa “marcar a diferença na formação dos nossos nutricionistas”.
Afonso Costa e José Peres, diretores dos departamentos de Biologia e Ambiente e Química, respetivamente, falaram da ligação e do apoio a esta licenciatura, mas sobretudo sobre a colaboração do corpo docente em áreas e unidades curriculares transversais, no sentido de esta licenciatura poder contar com especialistas “com saber acumulado na ciência alimentar” importantes para esta licenciatura.
O programa prosseguiu com a visita aos Centros de Investigação de Química e Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, que desenvolvem investigação crucial na área da inovação e tecnologia alimentar, útil na formação dos jovens nutricionistas, assim como a ligação a empresas do setor alimentar.
Foram também visitadas as infraestruturas em desenvolvimento, nomeadamente, Laboratório de Nutrição Humana que visa a realização de técnicas de avaliação da composição corporal, avaliação antropométrica e de exame físico focado na nutrição.
A visita terminou com reuniões com representantes dos estudantes, já organizados em núcleo, e com os docentes dos diferentes departamentos que lecionam nesta licenciatura.

Fonte: UTAD