Apresentação pública decorre amanhã

| com: Helena Margarida

António Silva vai ser candidato a reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A cerimónia de apresentação pública da candidatura vai acontecer na Museu da Vila Velha, amanhã, dia 02, a partir das 16h.

“[Candidatura] é um culminar de um percurso”

Em entrevista exclusiva à UTAD TV, António José Silva diz-se “em condições para poder contribuir para uma universidade contemporânea”, elevando “os destinos da nossa instituição que já tem um legado histórico”.

Para Silva, há “desafios” que a UTAD tem de enfrentar, redefinindo-se “entre as instituições de ensino superior”. Muito crítico, o agora candidato diz que a UTAD vive “acantonada (…) a uma área específica que é a da vinha e do vinho”. António Silva criticou também a “governação” da academia: “(a governação institucional) não deve ser quartada por uma gestão demasiado centralista”. A “qualificação dos recursos humanos” é também um dos “desafios” que Silva advoga: “Não se compreende que, nos últimos quatro anos não tenha sido aberto um lugar de quadro para a instituição”. A “reformulação dos estatutos da UTAD” é outro dos temas que António Silva quer trazer “a terreiro”. Apesar dos estatutos em vigor terem sido alterados o ano passado, o candidato “quer devolver à UTAD a sua matriz departamental”, extinguindo as escolas e a forma “anacrónica” de nomeação dos seus presidentes.

A universidade tem que olhar, não só para a investigação e para a transferência de conhecimento, mas também aquilo que é o core da nossa instituição que são os alunos.
– António José Silva

Apesar de todo o plano eleitoral, António Silva não divulga a equipa reitoral que “está prevista” e com “características inovadoras”. O candidato vai, no entanto, mais longe em relação aos seus intentos: “proponho uma universidade-fundação com, no mínimo, 8500 alunos” para “poder sustentar aquilo que é o futuro da universidade”.

“Sexta Às 9”? “São duas coisas completamente distintas!”

Questionado se a investigação do programa da RTP “Sexta Às 9” e todo o envolvimento que teve poderia fragilizar a sua candidatura, António Silva é perentório: “São coisas completamente distintas”, diz o ex-vice reitor, para logo, de seguida defender a sua intervenção em toda a polémica: “Sempre dei a cara desde a primeira hora!”, atira. “Isto é um desígnio para o qual eu me propus […]. Outra coisa é o processo que irá ser esclarecido nas instâncias próprias”, diz o candidato.