Voluntários da UTAD dos cursos de serviço social, psicologia, enfermagem e reabilitação psicomotora vão andar no terreno.

O projeto “Dá-me sete horas aos meus sete dias”, resultado de uma parceria da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) com a Autarquia de Vila Real e em colaboração com a empresa Vila Real Social e a Associação Europeia dos Estudantes de medicina (EMSA) leva apoio direto a famílias carenciadas de Vila Real.

Trata-se de um programa inovador que visa prestar ajuda especializada a agregados familiares que necessitem, por exemplo, de “apoio social e psicológico” ou, ainda, de cuidados no âmbito da saúde.

Numa primeira fase, a iniciativa “Dá-me sete horas aos meus sete dias” visa melhorar substancialmente a qualidade de vida de sete famílias carenciadas, contando, para isso, com a ajudada de alunos voluntários da Universidade.

Segundo António Vasconcelos, atual presidente da AAUTAD, os alunos dos cursos de serviço social, psicologia, enfermagem e reabilitação psicomotora têm, neste projeto, uma boa oportunidade de pôr em prática alguns dos conhecimentos que adquiriram ao longo da sua formação”, uma vez que irão ser eles os protagonistas de um “serviço útil e solidário”.

As sete famílias apoiadas pelo projeto receberão, em sua casa, duas vezes por semana, a visita dos voluntários. Para o dirigente da AAUTAD, são precisamente iniciativas como esta que tornam possível a “cooperação entre os alunos da Universidade e a comunidade que a rodeia”.