Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, vai estar presente na Sessão Solene de abertura do Curso Intensivo de Segurança e Defesa.

A primeira edição das Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional vão decorrer em Vila Real, entre os dias 3 e 7 de abril. No âmbito desta iniciativa vai realizar-se um Curso Intensivo de Segurança e Defesa, em horário pós-laboral. As ações estão previstas para a Biblioteca Municipal de Vila Real e Espaço Miguel Torga em S. Martinho de Anta, Sabrosa.

Na programação destas Jornadas inclui-se, ainda, uma Conferência subordinada ao tema “O Papel das Forças Armadas no Portugal do Séc. XXI” e um Seminário sobre “Segurança da Informação e do Ciberespaço: Contributos para a Cibersegurança e Ciberdefesa de Portugal” bem como a assinatura de protocolos-quadro com Municípios do Distrito de Vila Real no contexto do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.

Está iniciativa é promovida pelo Instituto da Defesa Nacional, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real, a Câmara Municipal de Sabrosa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD).