Pessoas com 65 anos ou mais têm descontos em taxas no acesso a equipamentos municipais. Alargamento da iniciativa a empresas privadas já está previsto.

A câmara de Sabrosa vai atribuir o Cartão Social do Idoso, uma medida de apoio aos residentes no concelho com 65 anos ou mais e que permite o acesso a vários benefícios sociais.

Este novo instrumento social concede aos utentes a redução de taxas em 40% nos eventos organizados pela autarquia, a entrada gratuita nas piscinas municipais e Rosa Mota (havendo lugar, apenas, ao pagamento do seguro) e um desconto de 50% no montante não comparticipado de medicamentos adquiridos nas farmácias do concelho.

Para Domingos Carvas, presidente da câmara municipal de Sabrosa, o Cartão Social irá beneficiar centenas de habitantes, melhorando a condição socioeconómica dos mais idosos e carenciados. “Hoje os municípios têm de ser mais solidários e equitativos nas suas políticas sociais, cultivando esta discriminação positiva”, defende Carvas, indicando que esta “matriz” tem de ser aplicada “em territórios onde os índices económicos das populações são penalizados pela interioridade”.

Esta medida custará ao cofres da autarquia cerca de 31 mil euros por anos, sendo que está prevista a extensão da rede de apoios e a possibilidade de adesão ao projeto por parte de empresas privadas.

O acesso ao Cartão Social do Idoso pode ser pedido junto dos Serviços de Ação Social da Autarquia, sendo que,. como requisitos, as pessoas deverão ter a idade exigida e residência fixa no concelho há dois anos.