Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins presidiu à cerimónia de inauguração da nova “ilha” instalada na Albufeira do Alto Rabagão

Está oficialmente inaugurada a primeira Central Solar Fotovoltaica Flutuante da Europa, instalada no aproveitamento hidroelétrico da albufeira do Alto Rabagão, no concelho de Montalegre.

O projeto pioneiro tem a assinatura da EDP, está ainda em fase de testes, e corresponde a um investimento de 450 mil euros. Esta nova “ilha” flutuante é composta por 840 painéis solares e tem como produção anual estimada, 300 MWh. O mesmo será dizer, o equivalente ao consumo de 100 famílias.

Esta plataforma inovadora combina duas formas de energia renovável, solar e hídrica e ficou instalada no Alto Rabagão devido às condições especialmente adversas que a albufeira apresenta. Segundo a EDP este foi o cenário mais desafiador para testar o projeto por se tratar de uma solução de fixação da amarração da plataforma ao leito da albufeira, com 60 metros de profundidade, usando cabos para embarcações de recreio.

Recorde-se que a esta Central Solar Fotovoltaica Flutuante do Alto Rabagão arrancou em novembro de 2016 e, até ao final de junho, ultrapassou as metas de produção em 6%. A continuar a comprovar-se a viabilidade técnica e comercial, que será feita ao fim do primeiro do ano de produção desta unidade, a EDP não descarta a hipótese de aplicar sistemas idênticos noutras barragens em Portugal.