Ministro do Planeamento e das Infraestruturas e Ministro da Cultura são presenças confirmadas nas comemorações.

A cidade de Vila Real foi a escolhida para as comemorações dos 15 anos de classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade.

A sessão evocativa acontece na data de aniversário, 14 de dezembro, com o objetivo de apresentar um balanço da projeção da região classificada nos últimos anos e demonstrar como é que o território tem sabido preservar e conciliar os seus valores fundamentais, e que estiveram na origem da candidatura apresentada à UNESCO, com o seu crescimento.

Do programa, destacam-se as intervenções do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e a realização de um debate sob o tema “Valores do Douro – Uma paisagem cultural, evolutiva e viva”.

A iniciativa tem a assinatura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR – N), através da Missão Douro, em parceria com o Município de Vila Real, CIM do Douro e a Liga dos Amigos do Alto Douro Vinhateiro e terá como cenário o edifício do Governo Civil de Vila Real.