Em dia de aniversário, Inês Aroso, diretora de informação da UTAD TV, fala sobre os 10 anos da estação.

Há uma citação de um autor que desconheço que diz o seguinte: “Aeroportos já viram mais beijos sinceros do que casamentos. Paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas”. Lembrei-me dela quando tive que escrever alguma coisa sobre os dez anos da UTAD TV.

Aqui, neste estúdio, nesta redação e nesta régie também já se viu mais aprendizagem do que em muitas salas de aula, mais profissionalismo do que em muitas empresas, mais camaradagem e espírito de equipa do que em muitos grupos de amigos, mais alegria e boa disposição do que em muitos espaços de diversão.

O que se ganha ao trabalhar na UTAD TV não é passível de ser medido. Aprende-se televisão e jornalismo (claro!), mas mais do que qualquer outra coisa, aprende-se a ser melhor pessoa. A universidade é mais do que um local de aquisição de conhecimentos, é também um local de fortalecimento e definição das competências pessoais. E, neste ponto, há poucos sítios que o façam tão bem como a UTAD TV.

Uma coisa é certa: quer os professores envolvidos no projeto, quer os alunos, quer os técnicos são movidos por uma grande paixão e dedicação. O resultado desta entrega está à vista: quem participa na UTAD TV está para sempre ligado a esta equipa que muitos consideram uma segunda família. São laços que não se quebram, nem quando os alunos seguem a sua vida académica ou profissional para outras paragens. Pela minha parte, como professora ligado ao projeto há dois anos, sei igualmente que, mesmo quando não estiver aqui, serei sempre UTAD TV.