Investimento é de 2,5 milhões de euros

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai melhorar a eficiência energética dos edifícios do campus. A universidade viu serem aprovados oito candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e eficiência no uso de Recursos (POSEUR), o que representa um investimento de 2,5 milhões de euros.

A substituição do fibrocimento, a produção de energia elétrica (através de energia solar) e a substituição das caldeiras a gás natural por caldeiras a biomassa e dos sistemas de iluminação por lâmpadas LED são alguns dos aspetos intervencionados nestes investimentos. A universidade planeia reduzir o consumo anual de energia primária em 1 233 000 kWh/ano. Para além disso, está prevista a instalação de sensores de movimento para iluminação e janelas mais eficientes.

Aquando a entrevista exclusiva à UTAD TV, Fontaínhas Fernandes, reitor da UTAD, referia que já estavam aprovadas “10 candidaturas” para “10 dos 18 edifícios passíveis de invenção”. A reitoria estava “a trabalhar” nas candidaturas dos restantes edifícios. “Vai ter consequências muito positivas, não só para o ambiente mas também para a diminuição da despesa quer em aquecimento, quer em iluminação”, referia.

Amadeu Borges, pró-reitor da UTAD para o Ordenamento, refere que a academia procura “dar seguimento à política de sustentabilidade para o campus e património edificado”, ao mesmo tempo que tenta aumentar a “eficiência na gestão de recursos, garantindo ao mesmo tempo melhor qualidade de vida aos ocupantes dos edifícios”.

À segunda fase do programa, aguarda-se o resultado de mais quatro candidaturas.