O desafio é superar todas as barreiras

Estão a decorrer desde ontem e até amanhã, no CACE Cultural do Porto, as Jornadas SUPERA/2017. Este evento é organizado pela Sociedade Portuguesa de Engenharia da Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (SUPERA), sediada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Em destaque nesta maratona de desenvolvimento de tecnologias de apoio e acessibilidade, vão estar dez projetos que correspondem a dez desafios de igual número de equipas fortemente empenhadas em ultrapassar todas as barreiras.

A concurso estarão projetos de canadianas encartáveis, cadeira de rodas com verticalização flexível para Golf, grelha universal para teclado de computador, dispositivo para saco de urina, orientação no ginásio, andarilho especial, unidade de controlo para cadeira de rodas, exoesqueleto, melhor o ângulo de visão em cadeira de rodas e ortótese funcional anti-equino.

Alunos, ex-alunos e docentes da UTAD são autores e dinamizadores da maioria destes projetos
Nestas Jornadas SUPERA há ainda lugar para uma conferência científica (destinada à partilha de trabalhos e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação), workshops (de carácter mais prático tendo em vista a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos profissionais) e exposição de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (destinada preferencialmente a empresas de produtos e serviços nesta área, empresas de TIC).

O evento, que reúne apoios e patrocínios do MCTES, da CM do Porto, Fundação PT, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para além da cooperação de mais de 20 organizações, incluindo a RTP, UTAD e CERTIC, conta com a presença das Secretárias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Fernanda Rollo) e da Inclusão das Pessoas com Deficiência (Ana Sofia Antunes), que irão estar nas Jornadas, nos dias 1, 2 e 3 de junho, respetivamente.

A SUPERA foi impulsionada, desde a origem, por um grupo de docentes e investigadores da instituição. Francisco Godinho, docente da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD é o presidente desta associação para o biénio 2017 – 2019.