Promover o pensamento crítico nos jovens universitários é o que se pretende com a iniciativa.

O CRITHINKEDU – Pensamento Crítico nos Currículos do Ensino Superior Europeu está a ser desenvolvido na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O objetivo é formar docentes e orientar para a qualidade da educação do pensamento crítico a nível institucional, curricular e das diferentes unidades curriculares, bem como dotar os estudantes de hábitos e competências de pensamento que lhes permitam tomar melhores decisões e resolver problemas do seu dia-a-dia.

De docentes para docentes o curso “O pensamento crítico nos curricula do ensino superior” decorreu na UTAD durante cinco dias. Uma oportunidade para todos repensarem as unidades curriculares e levarem à prática o que foi partilhado.

O projeto CRITHINKEDU surgiu de uma parceria entre várias Instituições de Ensino Superior europeias, de países como Portugal, Grécia, Lituânia, Itália, Roménia, República Checa, Espanha, Irlanda, Bélgica, e conta com um financiamento de cerca de 390 mil euros da União Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+.