150 anos após a sua criação por Mendeleev, alunos do secundário formaram uma tabela periódica humana.

Com: Luís Barros

Como parte da comemoração dos 150 anos da criação da tabela periódica, o Departamento de Química da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e os alunos de 3 escolas secundárias de Vila Real formaram uma tabela periódica humana na praça do município.
2019 foi escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Tabela Periódica. As cerimónias começaram em Paris, na sede da UNESCO, e esta tabela humana em Vila Real, insere-se nas celebrações levadas a cabo pela Sociedade Portuguesa da Química por várias cidades de Portugal.
Quando Dmitri Mendeleev criou a tabela em 1869, esta apenas incluía 63 elementos, hoje em dia já são 118, e todos eles estavam representados pelos alunos que enfrentaram o vento e a chuva para prestar homenagem a um elemento essencial da Química.
Cristina Marques, docente da UTAD, destaca a importância da tabela periódica no desenvolvimento científico e na sustentabilidade do nosso planeta, contudo, lamenta que os jovens não procurem ingressar na “química pura e dura”, preferindo abordar áreas que incluam química como a medicina e a biologia.

Apesar de compreenderem a importância da química e da tabela periódica para o seu desenvolvimento, os alunos presentes na iniciativa, não pretendem seguir essa área no ensino superior.

Como estava representado nas t-shirts dos participantes, muitos dos elementos da tabela periódica fazem parte de objetos do nosso dia a dia, como por exemplo os smartphones. Assim, ao celebrar este elemento, considerado pela comunidade cientifica importante, procura-se uma maior valorização da mesma por parte dos jovens portugueses.
As celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica vão continuar durante o resto de 2019, com eventos promovidos pela Sociedade Portuguesa da Química um pouco por todo o país.