Começa esta segunda-feira e é a mais longa de sempre.

A tenda já está montada no recinto habitual junto à Biblioteca Municipal de Vila Real: a Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) arranca esta segunda-feira e a Associação Académica da UTAD (AAUTAD) promete ser “a Maior Semana Académica de que há memória”.

Abarcando diversos estilos, “do rock ao pop, do reggae ao hip-hop, da eletrónica à kizomba”, a associação considera ser um “cartaz variado que pretende agradar a todos”. António Vasconcelos, presidente da AAUTAD, refere algumas alterações nesta semana académica como o facto de “todos os dias” terem dois cabeças de cartaz. “Esta é uma das novidades deste ano, e é uma aposta que fazemos na multidisciplinaridade e variedade musical, não apenas ao longo dos dias, mas também em cada dia de concertos”, diz o dirigente.

Tal como a UTAD TV noticiou, o cartaz está completo com o Dj canadiano Tiga, Diogo Piçarra, Marta Ren, João Pedro Pais ou Filipe Pinto a serem alguns dos artistas em destaque. A grande alteração é alteração do dia do cortejo académico: nesta Semana Académica, o cortejo passa para o domingo (no dia seguinte à Benção das Pastas e Queima das Fitas). Segundo António Vasconcelos, na altura da apresentação desta proposta, a alteração pretendia oferecer às “famílias e amigos dos finalistas se costumam concentrar em Vila Real, (…) uma oportunidade para poderem assistir a mais uma tarde animada e marcante na vida académica dos estudantes”.

Haverá também ecrãs gigantes na cerimónia da Benção das Pastas e Queima das Fitas para que “a multidão que habitualmente assiste, consiga ver com facilidade e em detalhe o decorrer das cerimónias”, diz a AAUTAD.

A Semana Académica arranca esta segunda-feira e termina a 1 de maio.