Curso existe há 18 anos e já diplomou 349 estudantes de 48 nacionalidades diferentes.

Foi com uma prova de Vinhos do Porto que terminou mais uma edição do Internacional Master Vintage na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Um curso em Viticultura Enologia e Marketing promovido por um consórcio internacional de Universidades que, ao longo dos 18 anos de existência, já diplomou 349 estudantes de 48 nacionalidades diferentes.
Este ano a UTAD recebeu 25 estudantes de oito nacionalidades: USA, França, Alemanha, Canadá, Itália, UK, Irão e Suíça. O semestre arrancou em setembro com um estágio de duas semanas realizado em empresas as quais receberam os estudantes e, em alguns casos, ofereceram alojamento e alimentação.
Genericamente designado por Wine Quality, este semestre integrou os módulos: desenvolvimento e maturação da uva, microbiologia de vinhos, análise de vinhos, vinificação, estabilização e conservação de vinhos e análise sensorial.
E se no início as aulas decorriam de forma rotativa entre as Universidades do consórcio, recebendo a UTAD alunos apenas de três em três anos para lecionar os módulos de Língua Estrangeira e Viticultura e Ambiente, atualmente, este curso decorre em apenas três Universidades, todos os anos. Para além da UTAD, o curso é lecionado na Università Cattolica del Sacro Cuore, em Piancenza, Itália e na Ecole Supérieure d’Agricultures de Angers em França.
Em Itália será lecionado um semestre em viticultura e o terceiro semestre decorre em França onde serão lecionadas as matérias relacionadas com gestão do terroir, economia e marketing. O quarto semestre corresponde à realização da dissertação.
A participação da UTAD neste Projeto constitui uma importante oportunidade de internacionalização, não apenas através dos estudantes que recebe, mas também pela facilidade de mobilidade docente entre as Universidades do consórcio em atividades de docência ou de investigação.

Fonte: UTAD