Site da ADDAF foi desenvolvido na UTAD

Já está online uma plataforma de adoção responsável de animais, desenvolvida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a Associação de Defesa dos Direitos de Animais e Floresta (ADDAF).

A plataforma foi desenvolvida no Departamento de Engenharias da academia por Ricardo Cardoso e Nuno Lopes, estudantes da licenciatura em Engenharia Informática, sob orientação de Jorge Gouveia, Luís Barbosa e José Baptista, docentes da UTAD.

O site permite o registo de todos os animais existentes no canil/gatil de Fafe (que a ADDAF gere), sendo que os candidatos poderão conhecer os animais disponíveis para adoção, caraterísticas e historial. “No atual cenário de globalização, ferramentas como esta podem ajudar as organizações que gerem canis e gatis a aumentar as adoções, nomeadamente para alguns países europeus onde a falta de animais disponíveis para adoção é grande”, refere José Baptista.

Apesar de “a proteção animal” ser “um assunto que tem vindo a recolher um consenso cada vez mais alargado” e de a “legislação recente” criminalizar o abandono e maus tratos a animais, Angélica Oliveira, presidente da ADDAF, diz que “o flagelo dos animais abandonados continua a aumentar”. A nova plataforma permite, no entender da associação, “facilitar e oferecer um conjunto de vantagens para os candidatos à adoção, com vista ao aumento do número de animais adotados”. “Cerca de metade dos animais adotados no canil de Fafe” têm como destino a Alemanha e existe a “necessidade cada vez maior de estar ligado em rede com todos aqueles que pretendam adotar um animal de companhia”, reforça.

A plataforma está acessível em http://addaf.pt/.