Direção-geral não tem realizado os pagamentos das prestações dentro dos prazos.

| com: Helena Margarida

A Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) não tem realizado os pagamentos das mensalidades das bolsas de estudo.

Apesar do Despacho nº9/DIR/2016, que refere que “o pagamento das bolsas de estudo no ano letivo 2016-2017 é efetuado no dia 25 de cada mês”, a verdade é que desde o passado mês de dezembro, que as transferências para alguns estudantes não se têm verificado.

No mesmo despacho,no ponto 4, é referido que os estudantes são notificados de uma nova data de pagamento “verificado motivo não imputável à Direção-Geral do Ensino Superior que obste ao pagamento da bolsa de estudo”, algo que, até ao momento, não aconteceu.

SAS reconhecem atraso, AAUTAD não recebeu queixas

Contactada pela UTAD TV, Elsa Justino, administradora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e dos Serviços de Ação Social (SAS), confirma a receção de “vários e-mails sobre o assunto” por parte de estudantes e admite que existiram atrasos nos pagamentos, sendo que a DGES não efetuou a transferência da “totalidade das bolsas de estudo que se encontravam em condições de ser pagas, no mês de dezembro e eventualmente janeiro”, refere. “Desconhecemos quantas bolsas foram pagas na íntegra, parcialmente (sem processamento dos meses atrasados) ou não foram pagas, por não termos acesso a esses dados (o programa de processamento e pagamento de bolsas é da responsabilidade exclusiva da DGES)”.

A administradora da instituição diz que o problema só deverá estar relacionado com “processos que teriam que receber valores retroativos”, sendo que os SAS contactaram a DGES mas o serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior não esclareceu o assunto, referindo apenas, segundo Elsa Justino, “que os meses em atraso seriam processados o mais rapidamente possível”.

Os SAS estão a encaminhar os alunos para o Balcão Eletrónico da DGES.

Por sua vez, à Associação Académica da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) não chegou qualquer queixa sobre este assunto. António Vasconcelos, presidente da associação, diz que tem conhecimento, de facto, de atrasos no pagamento de bolsas “noutras instituições de ensino”, bem como na análise de candidaturas, tal como noticiado no passado dia 09 de fevereiro pela UTAD TV.

Do lado da DGES, apesar dos vários contactos telefónicos, não foi recolher qualquer informação.