Doutoramento Honoris Causa de Miguel Cadilhe e corrida marcam dois dias de eventos.

As comemorações do aniversário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) prevêem uma série de atividades e que prometem envolver a academia e vários convidados nesta efeméride.

A festa de aniversário começa no dia 23 com a “Corrida Dia da UTAD”. Esta ação destina-se a todos os elementos que compõem a comunidade universitária (alunos, docentes e funcionários). A corrida terá dois percursos de 7 quilómetros (corrida) e de 3,5 quilómetros (caminhada) e será realizada dentro do campus.

Já o dia 24 será mais protocolar. A sessão solene comemorativa começará a partir das 10h e conta com intervenções de António Fontainhas Fernandes; reitor da UTAD, António Vasconcelos, presidente da Associação Académica da UTAD (AAUTAD); Miguel Bacelar, representante dos trabalhadores não docentes; e Silva Peneda, presidente do Conselho Geral. Haverá também lugar à tomada de posse dos novos diretores de departamento e presidentes dos Conselhos Gerais e Pedagógicos das escolas. Também a direção da Associação dos Antigos Estudantes da UTAD toma posse neste dia.

À tarde, a partir das 14h30, dá-se o ponto alto destas comemorações com a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Miguel Cadilhe, pelo seu papel no Douro Património da Humanidade. A sessão será encerrada por Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.