Iniciativa promovida pela UTAD está integrada no projeto NewFood

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promoveu o Concurso FoodValorization com o objetivo de “incentivar a inovação alimentar e apoiar a criação de novos produtos, dinamizando a utilização dos recursos endógenos, promovendo e dando visibilidade a produtos com potencial para acrescentar valor para o setor agroalimentar, em particular para produtos transformados”.
O Food Valorization estruturou-se em 3 etapas, sendo que a primeira decorreu de novembro a dezembro de 2018, tendo sido submetidas a concurso 25 candidaturas. O júri de seleção, composto por representantes da UTAD, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, Fundação da Casa de Mateus, Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da PortugalFoods, determinou o apuramento das 16 candidaturas que passaram à segunda etapa do concurso.
Os quatro vencedores foram escolhidos, segundo Alberto Baptista, Pró-Reitor da UTAD para a Área de Projetos Estruturantes, tendo por base 5 critérios de avaliação: inovação do produto; inovação de produto alimentar tradicional; grau de incorporação de produtos locais; credibilidade do mercado e viabilidade produtiva.

Na segunda etapa que decorreu no mês de março, foram escolhidos os 8 finalistas (etapa 3 e final) que tiveram um período para melhorar as propostas ao nível da imagem – podendo contar com uma assessoria em design de produto – e preparar um pitch para o júri de premiação. Os vencedores do concurso foram conhecidos no dia 4 de abril e levaram para casa prémios num valor global de 7.500,00€, em numerário, atribuídos aos quatro finalistas mais votados.
O vencedor do FoodValorization foi “Cuscos com farinhas alternativas”. Um produto desenvolvido por uma equipa de investigadores da UTAD.

“HoneyFiber” ficou na segunda posição. Mel em pó enriquecido com fibras naturais, desenvolvido por estudantes de Engenharia Alimentar e Ciências Alimentares da UTAD.

No terceiro lugar ficou o projeto Olive + – Queijo Terrincho enriquecido com CLA.

Já o produto Snacks de Frutos desidratados (Fruit dehydrated snacks) conseguiu o quarto lugar.

De acordo com o Pró-Reitor Alberto Baptista a segunda edição deste concurso já está a ser preparada. Desta vez aberta a toda a comunidade.

O projeto NewFood é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Estado Português, através do NORTE2020- Programa Operacional Regional do Norte.