Projeto é o primeiro em Portugal a juntar competências e serviços de investigação académica, com desafios e inovação das empresas.

Balcão UNorte.pt já está a funcionar desde o dia 22 de junho e conta, nesta primeira fase, com mais de 85 unidades de investigação, das áreas das ciências da saúde, matemática, engenharia, economia e humanidades.
Esta plataforma digital, desenvolvida pelo Consórcio UNorte.pt – composto pelas Universidades do Minho, Porto e Trás-os-Montes, permite que qualquer empresa, de PMEs a multinacionais, consigam identificar e contratar facilmente possíveis fornecedores de soluções de inovação e desenvolvimento, que potenciem os seus produtos ou serviços no mercado global.
“Vemos, nesta plataforma, uma ferramenta importante para potenciar a atratividade da região envolvente das principais universidades: Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro. As soluções científicas e tecnológicas que muitas empresas procuram para se distinguirem no mercado podem estar nas universidades portuguesas. Este ‘casamento’ entre a oferta e a procura de serviços e resultados de investigação/tecnologia pode traduzir-se, no futuro, no aumento da competitividade, a nível nacional e internacional” considera Maria João Ramos, Vice-Reitora da Investigação e Desenvolvimento da U.Porto, representando as equipas envolvidas neste projeto, pioneiro em Portugal.
O Balcão UNorte.pt está integrado no projeto U.Norte Inova, cofinanciado pelo Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A U.Norte Inova é resultado do Consórcio UNorte.pt, criado em 2015, com o objetivo de reforçar a articulação estratégica entre as universidades, fortalecendo a participação conjunta em domínios considerados de interesse mútuo.