Ideia foi desenvolvida "desde o zero" por docente da UTAD

O docente da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Rui Silva, desenvolveu um jogo eletrónico para ensinar contabilidade. Os resultados do “AccountinGame” mostram que a motivação, o número de horas de estudo, a concentração, a atitude, a aprendizagem percebida e a autonomia aumentaram nos estudantes que utilizaram o jogo.
A gamificação em geral e os jogos sérios em particular, aplicados em sala de aula pelos docentes, “permite experienciar novas formas de estudar resultantes da aplicação de recursos capazes de serem viáveis e eficazes na promoção da motivação, imersão, atitude e aprendizagem percebida dos alunos do ensino superior de qualquer parte do mundo”, refere Rui Silva.
A ideia foi desenvolvida “desde o zero” para o projeto de doutoramento e foi testada e utilizada por cerca de 2000 alunos de várias Universidades e Institutos Politécnicos em Portugal.
O “AccountinGame” está disponível em www.jogosdegestao.pt e tem sido utilizado por estudantes para testar conhecimentos de Contabilidade no nosso país.
Neste momento a plataforma está acessível a todos os que queiram testar conhecimentos na área da Contabilidade, mas pode ser alargada a outras áreas, já que a base da plataforma está criada, podendo receber diferentes conteúdos de diferentes docentes e unidades curriculares.
O AccountinGame aguarda agora o resultado do pedido de patente provisória submetido em abril deste ano.

Fonte: UTAD