Curso de formação aproxima pessoas da cultura japonesa

A cultura japonesa está a espalhar-se e tem tomado conta do mundo. Com um estilo único de artes, culinária e tradições, o Japão encanta cada vez mais o ocidente. Em Vila Real não é diferente: muitos dos que cá moram têm interesse pelos costumes e hábitos japoneses. Assim, o Gabinete de Formação (GForm) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) começou a oferecer aulas de japonês com o objetivo de aproximar ainda mais as pessoas desta cultura.

Orquídea Ribeiro, docente do Departamento de Letras, Artes e Comunicação (DLAC) da UTAD, referiu que foi feita a proposta para o curso e houve adesão da comunidade. “Preenchemos a primeira turma e a agora a segunda turma já tem 65% dos alunos para funcionar”, destacou.

As aulas foram uma iniciativa da japonesa Aya Ikoma, formadora do curso. Atualmente a morar em Vila Real, oferecer aulas de japonês foi a alternativa que ela encontrou para divulgar a cultura que atrai tantas pessoas. “Tenho pensado como eu posso colaborar e interagir com esta região. E decidi ensinar japonês. Propus à UTAD a realização do curso livre e que aceitou. Estou contente por saber que existem muitas pessoas interessadas na língua japonesa e no Japão. Os alunos estão muito atentos e colaborativos”, referiu.

Aya está a alcançar o seu objetivo de ajudar os alunos a aprenderem e conhecerem melhor a cultura japonesa. Inês Frias, aluna da formação e do curso de Arquitetura Paisagista, frisa que o curso está a corresponder às suas expetativas. “Eu já conhecia um bocadinho e isso ajuda”, diz a aluna, “mas acho que vai ser bom para toda a gente conseguir perceber desde o princípio”. Luís Cabral, outro formando, planeia visitar o Japão e participar nas aulas é uma oportunidade de aprender um pouco mais antes da viagem a Oriente. “Vim para esta formação para, quando for lá, perceber alguma coisa do que realmente se passa.”.

O GForm também oferece aulas de espanhol e francês, além de português para os alunos estrangeiros que estudam na UTAD. Todos alunos da UTAD e os moradores de Vila Real podem participar nas formações.